Esfoliante: O que é e pra que serve?

Por: | 10:00 12 comentários

Vamos aprender um truquinho básico bom e barato para esfoliar a pele? Antes disso vamos saber o que é e para o que serve a esfoliação. Uma esfoliação é a mistura de um creme ou óleo com uma substância granular, tipo grãos de areia, que é usado esfregando ao corpo, rosto ou lábios com limpando, esfoliando e hidratando a pele.

Ao aplicar no corpo, deve-se fazer movimentos firmes e circulares em toda a área desejada. O contato do esfoliante na pele garante a remoção de células mortas/secas para gerar uma pele "nova", dando aparência de mais limpa, fresca e fina. Além de ajudar no tratamento de espinhas/acnes. 

Depois de esfoliada a pele precisamos dar continuidade no processo e cuidar da pele, utilizando hidratantes, para melhor absorção do tratamento.

Para esfoliar o corpo, o esfoliante deve ser mais consistente, ou seja, com mais granulação. Pode ser feito em todo o corpo, seguindo de baixo para cima:  pé para ativar a circulação, siga para as pernas, lateral da coxa, abdómen, (aí o movimento segue da esquerda para direita), lateral do abdómen, costas, braços, mãos e por último colo e pescoço.

As mãos, cotovelos e joelhos merecem um cuidado especial, pois são regiões mais grossas. Geralmente pessoas morenas tem essas regiões acinzentadas, a esfoliação seguida de hidratação promete bons resultados.

Já o rosto é uma região mais delicada, exige um esfoliante mais suave, com menos granulações, os movimentos são os mesmos mas com delicadeza e cuidado. 

Benefícios de esfoliar a pele: Contribui para tonalizar e uniformizar a pele. É contra celulite. Melhora a circulação sanguínea. Deixa a pele com um aspecto saudável. Prepara o corpo para o verão, para obter bronzeado uniforme e bonito. Além de estimular o metabolismo. 



Agora que você já sabe algumas informações interessantes sobre esfolear, separei uma receitinha caseira de um esfoliante feito com fubá. 

Ingredientes: Fubá; Hidratante ou Sabonete líquido. 
Modo de preparo: Em um recipiente, misture os ingredientes até formar uma massa. Mais consistente se for para o corpo e mais suave se for para o rosto.
A aplicação deve ser feita conforme dito anteriormente. Não se esqueça de usar o hidratante apos a utilização do esfoliante. Só não faça isso, se seu rosto for oleoso, já o restante do corpo deve ser utilizado o hidratante. 

Intervalo de esfoliação conforme tipo de pele:
- Pele Oleosa: Intervalo de 7 ou 10 dias.
- Pele Seca: 15 dias.
- Pele Normal: Intervalo longo entre as esfoliações.

No rosto vou começar a fazer esta semana, mas estou fazendo na virilha e nas axilas para clarear a pele, já que faz a remoção da pele morta, que é exatamente onde fica escuro para vir a pele "nova". Faz uma semana que estou fazendo com esta receitinha acima. Vamos ver o que dá. 

Espero que tenha ajudado. Vamos cuidar da pele. Principalmente quem usa muita maquiagem.




12 comentários: Deixe o seu comentário

  1. Olá, adorei a dica (=

    e para clarear a pele você também pode se depilar, estou me depilando há alguns meses e minha pele está branquinha :D

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, vou tentar fazer mas sou muito preguiçosa hahaha #blogueirafail
    Beijos linda!
    http://improvaveljulieta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sahushuahsa tem coisas que tb tenho preguiça de fazer =x segredinho

      Excluir
  3. Boa tarde
    Muito bom... adoro esfoliantes...
    Vou seguir
    beijos
    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Esfoliação é muito importante, nos dá uma pele ainda mais linda!
    Adorei o post!!!

    Beijos da ká

    http://rosaoulilasqualvocegostamais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei post muito bom, dicas de beleza é sempre bem vinda ne rsrs, beijo
    http://procurafeminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha! Esfoliante clareia manchas de espinha do meu rosto, não vejo a hora de testar pela primeira vez com esta receita caseira.

    ResponderExcluir