Cuidados essenciais com o cabelo: Antes, durante e depois da lavagem

Por: | 12:00 9 comentários

Olá meninas, tudo bom?! Sou a Joelma Freitas (Jô), nova colaboradora do Cantinho, descobri o blog da Dry no Google um belo dia nas minhas buscas sobre cuidados com cabelos, corpo e unhas, coincidentemente  somos da mesma cidade e já havia a visto um dia a muito tempo atrás,  me lembro dela por que essa cor de cabelo linda é difícil de se esquecer!

Postarei para vocês todas as quartas feiras e quero passar um pouco do que sei sobre cuidados femininos em geral, espero que gostem!

Para começar, quero falar de um dos meus assuntos preferidos, cuidados com o cabelo! Pra mim é sempre um aprendizado a mais saber sobre qualquer coisa sobre cabelos, os meus já passaram por cada uma que seu eu contar até Deus dúvida, faço chapinha há 10 anos, já fiz muitas progressivas, já pintei de preto azulado e já fui loira (péssima escolha rs). Até que meu cabelo pediu socorro, estou num processo de reconstrução do mesmo a algum tempo, faço muitas hidratações, sempre testando produtos novos e pesquisando muito! Gosto de fazer as coisas eu mesma, raramente vou a salões de beleza, me viro bem com unhas e cabelos, por tanto tenho alguns truques e conhecimentos para passar, mas isso será aos poucos. Hoje vou iniciar com o principal procedimento a ser feito em qualquer tipo de cabelo: Lavar!
Você sabe lavar seu cabelo corretamente?! Acha que sim, acha que não, num sei, continua lendo! !
1º passo: Molhe os cabelos com água de morna para fria, passe shampoo no couro cabeludo e vá massageando com movimentos circulares, em seguida vá levando a espuma que se formou para a extensão dos fios e massageando cuidadosamente, sem esfregar os fios, enxague e repita a operação, é sempre importante lavar os cabelos por duas vezes, esse procedimento limpa melhor os fios e abre as cutículas para receber o condicionador;

2º passo: Condicionador, sempre em pequena quantidade, procure usar um bom condicionador, adequado ao seu tipo de cabelo, espalhe o condicionador nas mãos e passe nos fios do “meio para as pontas”, nunca no couro cabeludo, principalmente se você tiver raízes oleosas! Vá massageando no sentido “de cima para baixo” e enxague bem, procure não deixar resíduos do produto nos cabelos para não ficar com aspecto pesado e sem brilho!

3º passo: Para enxugar, procure não esfregar a toalhas e nem torcer os cabelos para evitar a quebra, o correto é ir apertando a toalha nos cabelos, penteie como de costume.

Se você seca os cabelos com secador, vá para o próximo passo:

4º passo: Seque o máximo que puder dos cabelos com a toalha antes de secar com o secador, em seguida utilize pouca quantidade de leave in de sua preferencia, este produto protege os fios contra a alta temperatura do secador, sempre ao final do processo de secagem, acione a temperatura fria do secador e direcione para os fios por alguns minutos para finalizar, isso proporciona mais brilho!

Se você, assim como eu faz uso da chapinha, siga para o próximo passo:

5º passo: Divida os cabelos em três partes: Frontal, lateral e a parte de trás, passe e repasse a chapinha da raiz as pontas de uma só vez, sem parar no meio da mecha para não marcar, se preciso for repita a operação em algumas mechas para ficar mais lisinho, e ao fim aplique uma pequena quantidade de defrizante na extensão dos fios e algumas gotinhas de silicone nas pontas!

Neste último passo, vamos levar em conta que deve ser realizado apenas 1 vez por semana ou 1 vez por mês, depende de como está o seu cabelo, no caso do meu faço semanalmente pois além de estar em processo de reconstrução ainda utilizo chapinha todos os dias, sim, me matem, disse TODOS os dias:

6º e último passo: Hidratação! Deve ser realizada para com uma boa máscara de hidratação e até mesmo com alguma ampola dessas que compramos em farmácias, em outro post posso falar mais delas, após lavar os cabelos como ensinado nos passos acima, passe a máscara na extensão dos fios, do meio as pontas, faça massagens de cima para baixo e prenda cuidadosamente com uma presilha, coloque uma touca térmica por 30 minutos e enxague bem!

E tchãraaaam, pronta para arrasar!

Meninas não se esqueçam de aparar as pontas a cada 3 meses, dá dó de cortar mas é importantíssimo para manter a saúde dos fios!

Espero que tenham gostado, cuidar dos cabelos é importantíssimo e tudo começa com uma boa lavagem! Essas são dicas valiosas para quem quer ter um cabelo saudável, hidratado e com brilho!




9 comentários: Deixe o seu comentário

  1. Quando era criança eu cria que lavar cabelos direto poderia estragá-los....ignorância,né?
    Bjos de fadas...
    http://lulopesfada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ignorância não Luiz! rs Ah algum tempo atrás as pessoas tinham realmente esse pensamento, com o passar do tempo e vários estudos isso mudou!! Obrigada pela visita :)

      Excluir
    2. Ignorância não Luiz! rs Ah algum tempo atrás as pessoas tinham realmente esse pensamento, com o passar do tempo e vários estudos isso mudou!! Obrigada pela visita :)

      Excluir
  2. MUito bem adorei o poste..

    Beijinho e uma noite feliz

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. ótimas dicas, adorei
    Beijos.
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Super legais as dicas
    Beijos!!!
    http://meu-bloog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Aeeeee bem vinda ao Grupo Jo, gostei das dicas!!! Beijos

    ResponderExcluir