Alimentação saudável X Falta de tempo

Por: | 12:00 3 comentários


Olá meninas, tudo bom?! Hoje vou falar um pouco pra vocês sobre comer bem com pouco tempo! 
Se você é uma mulher que trabalha fora, estuda ou tem filhos, então não tem muito tempo para as tarefas e consequentemente para alimentar-se adequadamente, com tantas obrigações e falta de tempo as vezes acabamos usando isso como uma "desculpa" para a má alimentação, não sei vocês, mas eu tenho uma facilidade enorme em engordar, se eu comer todas as besteiras que passam pela minha cabeça, em uma semana engordo pelo menos 2kg! Por tanto evito ao máximo comer besteiras como lanches, frituras, refrigerantes, massas e doces, pelo menos durante a semana, no final de semana costumo dar uma extrapolada por que ninguém é de ferro! haha
Vou contar um pouco do que costumo fazer pra me alimentar bem durante a semana toda, mesmo fora de casa, espero poder ajudar algumas de vocês!
Organize a comida antecipadamente!
Esta pode ser a chave para ter alimentos acessíveis, sem interferir na rotina. Talvez preparar diariamente ou semanalmente seu cardápio pode ajudar,  eu recomendo tirar algumas horas do seu dia ou uma vez por semana, dependendo das suas possibilidades e preparar tudo.
A organização vai fazer você economizar tempo, deixar as porções exatas em sacos seláveis, tupperware ou rotulados, isso ajuda muito!
Então, quando você sair, basta escolher o que levar aquele dia. Lembre-se que se você levar comida de casa vai ser mais nutritivo e econômico, mas se não tem a possibilidade de preparar uma refeição completa, você pode optar pelos aperitivos e snacks, alimentos como cenoura, pepino, amêndoas, cereais, etc.
Eu costumo fazer da seguinte forma: 
Acabo perdendo uma parte do meu sábado com isso, mas no meu ponto de ista vale a pena. No sábado de manhã vou ao supermercado e compro tudo o que vou consumir na semana (Iogurtes, banana, maça, laranja, filé de frango, alface, tomate, pimentão, cenoura, brócolis, couve flor, chuchu, cebola, couve, batata, ovos, entre outros);
Lavo e preparo todos os legumes e deixo separados em tupperwares;
Os que necessitam cozimentos já deixo pronto, os que necessitam apenas lavagem, lavo e deixo tudo separado, cebola processada, cenoura ralada, alho amassadinho, tudo para a semana toda;
Dessa forma, durante a semana, quando chego em casa eu apenas pego os legumes e tempero para a salada.
O arroz eu cozinho todos os dias na panela elétrica, é muito prático e rápido, o feijão eu deixo pronto para a semana toda e o frango que é minha principal fonte de proteína (Carne raramente consumo), eu deixo separado em potinhos e congelo pra semana toda. Assim, quando chego em casa a noite após o trabalho, já está tudo praticamente pronto, é só separar o que vou consumir naquele dia, também costumo levar marmita no trabalho, não é uma coisa que me agrada muito, porém se faz necessário já que seu eu deixar pra comer na rua acabo comendo besteira por que mesmo comendo a comida de costume fora de casa, acho muito pesada comida de restaurante. 
Enfim, espero que eu possa ter passado um pouco do que faço pra vocês e tenha as inspirado a tentar fazer o mesmo.
Lembre-se, por mais problemas que você tenha, é sempre bom ter um tempo para pensar em você. 
Então diga-nos, você prefere fazer ou comer alimentos preparados na rua?

3 comentários: Deixe o seu comentário

  1. Pois.. A falta de tempo é o grande responsável da má alimentação...mas, também é preguiça, muitas das vezes.

    Beijo, e um resto de dia feliz.

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, Jô!
    Preciso fazer isso também.
    Como super mal, sabe?
    Não como legumes, nem verduras. E frutas quase nada.
    Assim da pra deixar as frutas todas picadinhas no dia anterior, né?
    Amei as dicas, vou tentar incluí-las no meu dia a dia.
    Beijos
    http://deliriosemvidrinhos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. adorei a dica.
    Meninas tem um mega sorteio no blog,espero por vocês.Veja como participar no blog.
    http://luana-make.blogspot.com.br/2014/06/sorteio-fashion.html

    ResponderExcluir